Preço dos alimentos caem pelo quarto mês consecutivo
A alimentação dentro de casa teve deflação de -0,41% em setembro
Publicado em 13 de outubro de 2025
Compartilhar
A- A A+

Os preços dos alimentos caíram pelo quarto mês consecutivo no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) divulgados nesta sexta (10). Em setembro, o grupo alimentação e bebidas do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação de -0,26%.

O resultado mantém a trajetória de queda observada desde junho, com recuo acumulado de -1,17% no período. Entre os produtos com maior redução de preço, destacam-se tomate (-11,52%), cebola (-10,16%), alho (-8,70%), batata (-8,55%) e arroz (-2,14%).

O movimento ajudou a aliviar o custo da cesta básica e contribuiu para conter a inflação geral. O IPCA, que mede a variação média de preços no país, ficou em 0,48% em setembro e acumula alta de 5,17% em 12 meses.

A alimentação dentro de casa teve deflação de -0,41% em setembro, uma desaceleração em relação à queda de -0,83% registrada em agosto. O comportamento reflete maior oferta de produtos hortifrutigranjeiros e melhora nas condições de colheita em algumas regiões do país

Fonte: Mariana Della Méa Correa
Fotos
Comentários