Setembro Amarelo 2025 é esperança, acolhimento e valorização da vida
O Dia D do Setembro Amarelo será realizado no dia 23 de setembro, na Câmara de Vereadores
Publicado em 17 de setembro de 2025
Compartilhar
A- A A+

O mês de setembro é marcado pela cor amarela em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A escolha não é por acaso: o amarelo simboliza vida, luz, esperança e a valorização da existência. A campanha busca dar visibilidade a uma triste realidade que atinge o mundo todo, mas que ainda é cercada de tabus e silêncios.

Falar sobre saúde mental é essencial para quebrar barreiras, combater preconceitos e, sobretudo, oferecer apoio a quem precisa. Embora setembro seja o período de maior destaque, a prevenção do suicídio e o cuidado com a saúde mental devem ser constantes, lembrando que atenção, diálogo e acolhimento são gestos capazes de salvar vidas em qualquer momento.

O Setembro Amarelo 2025 traz como tema “Se precisar, peça ajuda!”, uma mensagem simples, mas de grande impacto. A iniciativa reforça a importância de quebrar o silêncio e buscar apoio em situações de fragilidade emocional, destacando que ninguém precisa enfrentar a dor sozinho.

Para quem necessita de suporte, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial oferece atendimento gratuito com equipe multiprofissional, pelos telefones (55) 3744-1290 e (55) 3744-5050. Além disso, o CVV (Centro de Valorização da Vida) está disponível 24 horas por dia em todo o país, pelo número gratuito 188, oferecendo escuta, acolhimento e orientação.

No município, o Dia D do Setembro Amarelo será realizado no dia 23 de setembro (terça-feira), na Câmara de Vereadores. A programação inicia às 8 horas, com a abertura oficial, seguida de uma roda de conversa com a equipe multidisciplinar do CAPS, acontecerá um coffee break e, em seguida, uma mesa-redonda com a rede de serviços discutirá ações voltadas à saúde mental. As atividades da manhã se encerram às 11h30min.

No turno da tarde, a programação retorna às 13h30min com a palestra motivacional “Mente Saudável, Trabalho Produtivo”, ministrada por Adelar de Freitas. Logo depois, acontece a 3ª Caminhada pela Vida, que contará com a participação de profissionais da saúde, equipes de apoio, SESC Maturidade e comunidade em geral. Para encerrar o Dia D, às 16 horas, haverá um encontro na Praça da Matriz com a ação Dança pela Vida, conduzida pelo grupo LOS´80 Flashback.

A secretária de Saúde, Suzan Cristini Milani, ressalta que o Dia D é um momento importante da campanha, por reunir e promover uma ampla mobilização dos profissionais da área da saúde em torno da valorização da vida e do cuidado com a saúde mental.

O evento conta com o apoio do LOS´80 Flashback, do SESC e de outras entidades engajadas na valorização da vida e na promoção da saúde mental.

Fonte: Mariana Della Méa Correa - ASCOM FW
Fotos
Comentários