Município anuncia investimento de R$ 1,35 milhão na ampliação e reforma da Escola Municipal Rui Barbosa
Escola passará a contar com dois turnos: pela manhã, Anos Finais; à tarde, da Educação Infantil ao 5º ano
Publicado em 09 de dezembro de 2025
Compartilhar
A- A A+

Na noite de sexta-feira, 8 de dezembro, a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Maristela Piovesan Freitas, participou de uma reunião com a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa (EMEF), localizada na Linha Getúlio Vargas. O encontro teve como objetivo a apresentação oficial do projeto de ampliação e reforma da unidade, que será executado pela empresa vencedora da licitação, Construtora Espanhol Ltda.
Acompanhada da diretora da escola, professora Carine Garcia Barimarquer, do engenheiro civil do município, Tiago Poncio e da Vereadora Aline Caeran, a secretária detalhou o investimento de R$ 1.350.359,95, valor que será destinado à modernização e expansão do espaço escolar. De acordo com o contrato já firmado, a empresa terá prazo de 12 meses para a execução completa das obras.
A reforma e ampliação da EMEF Rui Barbosa abrangerão uma área total de intervenção de 1.152,16 m², sendo 828,45 m² correspondentes à estrutura já existente e 323,71 m² referentes à nova área de ampliação. O projeto prevê a construção e requalificação de 10 salas de aula, sala de informática, biblioteca, lavanderia, refeitório, cozinha, depósitos, banheiros, além de salas administrativas para direção e professores. As melhorias têm como objetivo oferecer mais conforto, acessibilidade e condições adequadas de ensino e trabalho para alunos e profissionais da educação.
O engenheiro civil Tiago Poncio também apresentou detalhes técnicos do projeto, destacando as melhorias estruturais e funcionais que a obra trará.
“A escola contará com um novo layout, deixando banheiros, área de serviço, depósito e cozinha todos setorizados em um lado, e no restante estarão distribuídas as salas de aula. Haverá também a troca completa do telhado. Na área central da escola, faremos um telhado mais alto para melhorar a ventilação e o conforto térmico dos ambientes”, explicou Tiago.
Para a diretora Carine Garcia Barimarquer, a obra marca um novo capítulo na história da escola e da comunidade.
“Com ambientes renovados e bem estruturados, a escola passará a oferecer espaços mais adequados ao aprendizado, além de ampliar seu atendimento com a abertura de dois turnos: pela manhã, para os Anos Finais, e à tarde, para a Educação Infantil ao 5º ano. Essa organização favorece um melhor aproveitamento pedagógico, distribuição equilibrada das turmas e maior tranquilidade para as famílias, fortalecendo o compromisso da escola com uma educação pública cada vez mais acolhedora e eficiente”, destacou a diretora.
A secretária Maristela Piovesan Freitas ressaltou que o investimento integra um planejamento estratégico da atual administração para a valorização da educação pública municipal.
“Se quisermos melhorar nossos índices educacionais, precisamos modernizar as escolas, qualificar nossos professores e oferecer condições adequadas de trabalho. Essa obra é o pontapé inicial de uma série de investimentos que estamos programando para toda a rede municipal”, afirmou.
O prefeito Orlando Girardi reforçou o compromisso da gestão com a melhoria contínua da infraestrutura e da qualidade de ensino. Segundo ele, a educação é uma das prioridades da administração, e ações como essa demonstram o empenho em garantir um futuro melhor para as crianças e jovens do município.

Fonte: Mariana Della Méa Correa - ASCOM FW
Fotos
Comentários