Câmara Setorial do Leite discute produção do setor e ações para aumentar consumo do produto no Estado
Um dos pontos levantados pelas entidades que integram a Câmara Setorial é a realização de uma campanha de incentivo ao consumo interno de leite
Publicado em 26 de novembro de 2025
Compartilhar
A- A A+

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados se reuniu nesta sexta-feira (21/11), de forma virtual, para discutir os assuntos de interesse do setor. Entre as pautas, a situação da produção de leite no Rio Grande do Sul, mas também em nível de país e de mundo, além da possibilidade de realização de uma campanha que estimule a produção de leite no Estado.

O secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat-RS), Darlan Palharini, apresentou dados sobre a atual situação do setor leiteiro no Rio Grande do Sul, no país e no mundo. A captação brasileira de leite, até junho deste ano, responde por um aumento de 7% em comparação com 2024, o que representa 2,5 bilhões de litros a mais de produção. Já no Rio Grande do Sul, no mesmo período, houve uma produção 12% maior, com  aumento de aproximadamente de 500 milhões de litros. “O que se pode ver é que temos disponibilidade de leite per capita, porque temos aumentado a disponibilidade durante o ano. Segundo dados da Embrapa, são em torno de 1 milhão de litros no mercado brasileiro à disposição”, destacou Palharini.

Com relação à importação de leite em pó, Palharini destacou que entre janeiro a outubro de 2024 foram 149 mil toneladas. No mesmo período de 2025, dados dão conta que são 151 mil toneladas.

O coordenador da Câmara Setorial do Leite e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Eugênio Zanetti, ressaltou a iniciativa do governo do Estado para a aquisição de leite em pó integral, produzido por cooperativas da agricultura familiar do Estado. O edital de chamada pública prevê a compra de aproximadamente 2 milhões de quilos de leite em pó, totalizando investimento estimado em R$ 90 milhões.

Um dos pontos levantados pelas entidades que integram a Câmara Setorial é a realização de uma campanha de incentivo ao consumo interno de leite, construída por todos os elos da cadeia produtiva, tendo em vista a disponibilidade do produto atualmente no mercado.

Fonte: Mariana Della Méa Correa
Fotos
Comentários